Fotos mamiferos para imprimir

Date: 16.10.2018, 20:23 / Views: 72181

Закрыть ... [X]

Animais Vertebrados e Invertebrados 

Os animais são divididos em duas grandes classificações: os animais vertebrados, ou seja, aqueles que possuem coluna vertebral, seja ela óssea ou cartilaginosa, ou mista, e os animais invertebrados são aqueles que não possuem coluna vertebral.

Os animais vertebrados são divididos em cinco categorias: aves, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios, sendo que se acredita que a evolução dos animais vertebrados tenha acontecido a partir dos peixes, e então os anfíbios, em seguida os répteis e, por fim, os mamíferos e as aves.


Já os animais invertebrados são divididos em  seis categorias:

  • Insetos, que têm seis patas
  • Aracnídeos, que têm oito patas, e cujo maior exemplo é uma aranha comum
  • Crustáceos, que podem ter várias patas, e até mesmo possuir garras
  • Centopeias, que têm uma abundância de patas
  • Moluscos, que têm corpo mole e podem ter ou não uma casca
  • Vermes, que têm o corpo mole, cilíndrico ou achatado

Os Vertebrados

Vertebrados vem do Latim vertebratus, ou seja, com vértebras, mas nem todos os animais vertebrados possuem vértebras, é o caso das lampreias e feiticeiras. Os animais vertebrados são seres vivos que tem como característica principal a medula espinhal e a coluna vertebral (formada por vértebras). Esses animais possuem tamanho relativamente grande. O número de animais vertebrados é inferior aos dos invertebrados, e eles geralmente são maiores e ocupam mais espaço. Por serem grandes e isso é uma das características desses animais, este aumento da massa corporal fez com que houvesse uma necessidade da existência de sistemas mais especializados para desempenhar de forma ideal as funções fisiológicas dos organismos.

Habitat dos Vertebrados

Os vertebrados podem viver na água, na terra e no ar, e por isso, são considerados um grupo de animais diferentes e desenvolvidos em relação aos outros grupos de animais. Os Peixes são adaptados para viver apenas na água, os Anfíbios possuem um duplo tipo de vida: na água e na terra, os Répteis são adaptados à terra firme, as Aves podem voar e o céu é o local delas e os Mamíferos animais com glândulas mamárias podem ser encontrados em variados locais da terra, como na terra, na água e no ar.

Estrutura dos Animais Vertebrados

Esses grupos de animais possuem estrutura interna desenvolvida, e devido o tamanho deles, que é considerado grande, é preciso sistemas que desempenham corretamente as funções fisiológicas desses animais. Os vertebrados possuem as seguintes características:

Sistema Esquelético: O sistema esquelético divide-se em exosqueleto e endosqueleto, que dão suporte e proteção ao organismo. O crânio apresenta cavidades pares onde se alojam os órgãos do olfato, da visão, da audição e do paladar. A coluna vertebral estende-se da base do crânio, com o qual se articula por meio dos côndilos, à extremidade caudal. As vértebras formam, quando enfileiradas, um canal por onde passa a medula espinhal e os Músculos unem os ossos e movem as partes do esqueleto, e são responsáveis também pela locomoção.

Sistema Nervoso: Existem 12 pares de nervos cranianos que servem tanto a funções motoras quanto sensitivas.

Sistema Circulatório: O coração é o responsável por garantir a circulação e impele o sangue por um sistema fechado de vasos. Os vasos linfáticos se ligam ao aparelho circulatório com o objetivo de defender o organismo.

Aparelho Digestivo: Duas grandes glândulas destacam-se no aparelho digestivo: o fígado e o pâncreas, que lançam seus produtos no intestino por meio de canais. O intestino é longo e, em muitas espécies, dá numerosas voltas.

Exemplos de Animais Vertebrados

Exemplos de Animais Vertebrados

Tegumento ou Pele

A pele dos vertebrados é composta por epiderme e derme. Os peixes apresentam escamas como forma de proteção, os animais terrestres possuem unhas, os répteis escamas, as aves penas e garras e os mamíferos apresentam pelos e garras.

Informações gerais

Os animais vertebrados são aqueles que possuem constituição óssea completa, ou seja, possuem coluna vertebral. Fazem parte desse grupo um enorme número de animais como mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e aves.

Em alguns animais a simples presença de cartilagens também os caracteriza como vertebrados, mesmo não possuindo membros e nem divisões entre corpo e membros, como é o caso da cobras e também da baleia.

Outra característica essencial dos vertebrados é a presença de um sistema nervoso e circulatório, o primeiro é responsável pelo funcionamento dos órgãos sensoriais, ouvido, olhos, e também pelos movimentos. Já o segundo está relacionado às áreas fisiológicas do organismo como nutrição das células, defesa no organismo, transportes da oxigenação entre outros.

Os vertebrados ainda possuem sistema de digestão completo com boca, esôfago, faringe, parte intestinal e ânus, usados para a alimentação e digestão de alimentos.

Além de tudo isso, eles possuem um sistema reprodutório completo. As fêmeas possuem ovários e os machos testículos.

Características do Grupo

Vertebrados (Subfilo Vertebrata) são animais que possuem um esqueleto interno (endoesqueleto) que inclui uma estrutura constituída por uma coluna de vértebras. O Subfilo Vertebrata é um grupo dentro do Filo Chordata (comumente chamado de “cordados”) e como tal herda as características de todos os cordados:

  • Simetria bilateral
  • Segmentação do corpo
  • Endoesqueleto (ósseo ou cartilaginoso)
  • Bolsas faríngeas (presente durante alguma fase de desenvolvimento)
  • Sistema digestivo completo
  • Coração ventral
  • Sistema sanguíneo fechado
  • Cauda (em algum estágio de desenvolvimento)

Além das características citadas acima, os vertebrados possuem uma característica adicional que os torna únicos entre os cordados: a presença de um esqueleto. Existem alguns grupos de cordados que não possuem espinha dorsal. Esses organismos não são vertebrados e, em vez disso, são referidos como cordados invertebrados.

Fotos de animais vertebrados


Grupos de animais vertebrados: Exemplos

As classes de animais que são vertebrados incluem:

  • Peixes sem mandíbula (Classe Agnatha)
  • Peixe blindado (Classe Placodermi)
  • Peixes cartilaginosos (Chondrichthyes Classe)
  • Peixes ósseos (Osteichthyes Classe)
  • Anfíbios (Amphibia Classe)
  • Répteis (Classe Reptilia)
  • Pássaros (Classe Aves)
  • Mamíferos (Classe Mammalia)

Os Invertebrados

97% de toda espécie animal está incluída no grupo dos animais invertebrados. Logicamente, os únicos não inseridos no grupo são os animais vertebrados: peixes, répteis, anfíbios, pássaros e mamíferos. Todos os animais invertebrados não têm a espinha dorsal, essa é uma característica comum a todos eles. Um exemplo desta importante característica é a esponja.

Principais Características

Os animais invertebrados têm também outras características comuns. Como a formação multicelular, isto é, o organismo é formado e constituído por grupos diferentes de células; ausência de parede celular, já que contêm célula animal; possuem tecidos devido a sua organização celular (com exceção da esponja); geralmente a reprodução é sexuada (formação do zigoto a partir da combinação do gameta masculino com o gameta feminino). São poucos os invertebrados que não têm a capacidade de locomoção, isto é, quase todos se locomovem. Por exemplo, a esponja só se movimenta enquanto é jovem e pequena; a lagosta e os insetos se locomovem durante toda sua existência.

Os invertebrados não produzem sua própria energia, portanto, para obter a energia necessária pra sua existência, extraem-na a partir de outros seres, alimentando-se tanto de vegetais (autótrofos) quanto de animais (heterótrofos). São várias as funções desempenhadas por animais invertebrados nas cadeias alimentares. Eles fazem com que a teia alimentar tenha uma alta dinâmica populacional.

Filos dos invertebrados

O grupo dos invertebrados é composto pelos filos dos: poríferos, cnidários, nematelmintos, moluscos, artrópodes, anelídeos e equinodermos. Assim, desde parasitas até fontes de alimentos, eles estão presentes na vida humana, no dia-a-dia e estão em todos os lugares.

Exemplos de Animais Invertebrados

Exemplos de Animais Invertebrados

Artrópodes

São o que tem maior destaque entre os oito filos dos animais invertebrados porque é o grupo mais diversificado e com o maior número de animais. As características deste grupo são: possui exoesqueleto de quitina, apêndices articulados, corpo segmentado, pequeno tamanho, respiração aérea e alguns tem a capacidade de voar. Eles estão presentes em muitos ambientes terrestres, quase todos. Eles são divididos em subfilos, e os subfilos em classes. Um subfilo relevante é o Subfilo Uniramia. Nele se encontram as classes: Diplopoda, Chilopoda e Insecta.

Diplopoda: tem o piolho de cobra como representante.
Chilopoda: tem a centopeia como representante.
Insecta: tem muitos representantes: cupins, baratas, traças-de-livro, bichos-pau, piolhos, libélulas, gafanhotos, barbeiros, pulgas, mosquitos, abelhas, cigarras, borboletas, etc. Essa é a única classe que contem animais alados.

Assim, é fácil perceber que todo inseto é um artrópode. Porém, nem todo artrópode é um inseto. Exemplo: as aranhas são artrópodes (logicamente, invertebrados), mas não são insetos, pois pertencem a classe dos aracnídeos.

Animais Artrópodes

Animais Artrópodes

Grupos de animais invertebrados: Exemplos

Os invertebrados fazem parte de uma coleção ampla de grupos de animais (que não pertencem a um único subfilo, como os vertebrados) todos os que não têm uma espinha dorsal. Alguns grupos de animais que são invertebrados incluem:

  • Esponjas (Porifera Filo)
  • Medusas, hidras, anêmonas, corais (Cnidaria)
  • Geleias pente (Ctenophora Filo)
  • Planárias (Platyhelminthes Filo)
  • Moluscos (Filo Mollusca)
  • Artrópodes (Filo Arthropoda)
  • Vermes segmentados (Filo Annelida)
  • Equinodermos (Echinodermata Filo)

Fotos de animais invertebrados


Quer ver outras ?

Diferenças no Habitat de Vertebrados e Invertebrados

Ambos os tipos de animais vivem em uma grande variedade de habitats, mas os vertebrados podem viver praticamente em qualquer tipo. O sistema nervoso altamente desenvolvido e esqueletos internos de vertebrados os torna adaptáveis para a terra, mar e ar. No entanto, os invertebrados também são encontrados em uma vasta gama de habitats que vão de florestas e desertos até o mar.

População

Há cerca de 2 milhões de espécies identificadas como invertebrados. Estes 2 milhões de espécies compõem cerca de 98% total de animais identificados em todo o reino animal, ou seja, 98 entre 100 tipos de animais no mundo de hoje são invertebrados. Por outro lado, os vertebrados apenas formam de 2% das espécies de animais, incluindo os seres humanos.

Diferenças na Classificação

Vertebrados são classificados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Em contraste, os invertebrados incluem esponjas, celenterados, equinodermos, vermes, moluscos e artrópodes.

Exemplos de Animais Vertebrados e Invertebrados

Exemplos de Animais Vertebrados e Invertebrados

Diferenças no Tamanho

Uma das diferenças notáveis entre vertebrados e invertebrados é o seu tamanho. Invertebrados, assim como vermes, crustáceos e insetos costumam ser pequenos e lentos na hora de se locomover. Mas há algumas exceções, como a lula que pode chegar a 20 metros. Vertebrados possuem um melhor sistema de apoio. Por isso, têm a capacidade de desenvolver corpos mais rápidos e maiores do que os invertebrados.


Adaptação ao Ambiente

Em contraste com os invertebrados, os vertebrados possuem um sistema nervoso altamente desenvolvido. Isso porque contam com a ajuda de um sistema de fibras nervosas especializadas que podem reagir rapidamente a mudanças no seu meio, dando-lhes uma vantagem competitiva.

Comparados aos vertebrados, a maioria dos invertebrados tem sistemas nervosos simples, e eles se comportam quase que totalmente por instinto. Esse sistema funciona bem na maioria das vezes, mesmo que estes animais não possam aprender com seus erros. Os insetos, por exemplo, podem repetir movimentos próximos a uma lâmpada, mesmo com o risco de se queimar. As exceções notáveis são polvos e seus parentes próximos, que são considerados como os invertebrados mais inteligentes.






ШОКИРУЮЩИЕ НОВОСТИ



Related news


Fotos de jesus en el huerto de getsemani
Paguinas para editar fotos
Fotos de hadas tristes
Fotos de animales del bosque andino patagonico
Ver todas las fotos de shakira
Fotos de camila coelho
Back to Top